quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SIMBOLOS NATALINOS E O QUE SIGNIFICAM

símbolos. Comunicamo-nos e externamos os nossos sentimentos e pensamentos através de gestos e palavras. servimo-nos de sinais para garantir compromissos e celebrar a festa.

Pois bem, Natal é o dia em que Cristo veio ao nosso encontro. É o dia em que o Pai nos enviou como presente o seu Filho. Para celebrá-lo com dignidade e dar um cunho todo particular nós nos servimos dos mais diversos símbolos.

Precisamos conhecer-lhes o sentido para relacioná-los com a festa do Natal. Entre muitos outros, destacam-se os seguintes símbolos natalinos:






COROA DO ADVENTO


É de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com uma fita vermelha, que simbolizava o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no 1º domingo, acendendo apenas uma vela e, á medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao 4º domingo quando todas devem estar acesas: As velas acesas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.




                       PRESÉPIO





Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.

O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.









ÁRVORE DE NATAL:


Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quado iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o simbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.










PÃO CELESTE:


Uma espécie de hóstia, feita de trigo, sem fermento, cuja cor e forma podem variar.Feita e abençoada especialmente para esse fim. É usado na hora da ceia, na Vigília do Natal. O pai da família quebra e reparte a hóstia entre os presentes. A seguir desejam a paz e boas festas mutuamente uns aos outros, condividindo a sua parte da hóstia com todos; enquanto isto, cada qual come a parte que recebe dos outros. Este rito tão simples relembra a festa bíblica da libertação. Exprime a unidade e solidariedade da família que se alimenta com o mesmo pão em meio a votos de felicidade.











                            CEIA


É o simbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne.Mas a Ceia, a refeição do Natal, quer significar que a nossa verdadeira vida é Cristo, o Filho de Deus que estamos festejando. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz. Falam da alegria que devemos ter durante toda a nossa vida porque temos um Salvador que diariamente nos ajuda a chegar ao céu. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.









ANJOS:


Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com Deus.








ESTRELA:


Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...











VELAS:


As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:"Eu sou a luz do mundo.Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo.



OS SINOS ;

Os sinos anunciam o amor de Deus por nós ao enviar seu filho Jesus

 

















ARRANJOS SECOS:


O que está seco é porque não tem vida.Portanto, sempre que estivermos longe de Jesus, estaremos secos, pois só Ele é a Vida e comunica vida. Jesus veio até nós para que tudo se desenvolva, tudo tenha vida.







BOLAS COLORIDAS:


As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus.Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.







BALAS E BOMBONS:


Simbolizam a doçura das palavras divinas, a doçura de participar de sua Igreja, vivendo sua Palavra: 







CANÇÃO NATALINA:
 
A conhecida canção de Natal "Noite Feliz",com sua letra traduzida para mais de 60 idiomas diferentes,é a música mais cantada em todo mundo,um dos simbolos do natal ,foi composta na Austria,no ano de 1818,por Frans Gruber




  

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal



TIRADO DA NET





BEIJOS E ATÉ MAIS 

11 comentários:

  1. Gostei de ler e adoro os significados e simbolismos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida!
    Amei sua postagem!
    Acho lindo o significado dos símbolos de Natal...
    Abraços! Uma linda tarde pra ti.

    ResponderExcluir
  3. linda postagem fiu muito bom saber os significados bjo

    ResponderExcluir
  4. oi...
    mto propicio seu post
    nessa epoca sempre ficamos pensando de onde surgiram tantos sinbolismos...
    mas cada um realmente teu seu significado e seu valor.
    abço

    ResponderExcluir
  5. Olá Neide,

    São muito significativos todos os símbolos do Natal, muitos fazem só pela Festa em si, mas o verdadeiro Espírito do Natal se formos analisar se resume em um só pensamento "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo" que tenhamos um excelente Natal repleto de Saúde, Fé e Amor ao Próximo...

    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  6. Gente,mais nunca tinha imaginado o significado das bolas,da arvore...quanta coisa que a gente apenas faz conforme aprende sem saber o porque não e?
    Obrigadissimo pela informação...amanhã mesmo vou refazer minha arvore.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  7. Oi Neide
    Achei tudo muito interessante e aprendi bastante
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  8. Um feliz e abençoado natal prá vc...bjosss

    ResponderExcluir
  9. Bom dia prezada amiga,
    Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
    Amiga muito obrigada por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
    Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
    Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
    Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
    Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!

    Tenha um lindo dia!
    Abraço Amigo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa obrigada pelas informações. Muito interessante e bem explicativo. Coisas que eu nem imaginava o significado. Muito legal amiga. Muitos beijos de luz a você

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia o significado de alguns, adorei o post. Bom fim de semana. Bjs

    ResponderExcluir

AGRADEÇO SUA VISITA,E OBRIGADA POR DEIXAR UM COMETÁRIO,BEIJOS